*Curiosidades:

     - Inicialmente, o sobre nome do protagonista seria Porter, em menção à música "Hey Porter" (1961) de Johnny Cash. Mas a ideia foi descartada devido a semelhança com o protagonista de outra série de livros.

     - Outra semelhante: o nome de Águia seria Raposa de Fogo, mas foi descartada pelo fato de sua tradução para o inglês ser Firefox.

     - Foram escritos quatro "desenrolares" para a personagem Ravenna, porém o que se encontra no livro foi escrito no último minuto, devido ao crescimento e peso que a personagem desenvolveu na trama.

     - É citado acima que o livro "contém trilha sonora", pois em alguns trechos os personagens colocam músicas em determinados momentos, e essas músicas tocadas têm suas letras intercaladas com a narração.

     - Embora não haja nenhuma previsão ou certeza, O MITHO tem intenção de ser uma saga de 4 livros, 2 spinoffs e um sistema de RPG próprio, já em produção pelo escritor.

     - No próprio site, assim como no universo MITHO, vários segredos escondidos, que se revelam com a mudança do cursor do mouse, revelando a possibilidade de clicar. Você já descobriu algum?

     - Por fim, o teste de personalidade do Mack, na aba Quiz do Mack, contém 12 personalidades diferentes como resultado.

                         

Então voltamos à pergunta inicial... O quão atento você é?

O quão atento você é?

     Levando em conta as influências musicais do autor, o livro é cheio de "easter eggs", menções, homenagens e referências a músicas e artistas.

Obviamente isso se torna notável em trechos onde o livro "contém a trilha sonora", como no tema de Simon e Angel, "Somethin' Stupid", de Carson Parks, popularizada pela interpretação de Frank e Nancy Sinatra, ou mesmo no "tema principal", "Cheek to Cheek"(1935) gravada e popularizada por Fred Astaire e também por Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.    

     Todavia o livro possui dezenas de menções e referências, escondidas tão profundamente que passam desapercebidas até pelos mais aficionados gênios musicais. Vamos a algumas delas!

Personagens:
     - James Robert Simon, já faz uma homenagem a três ícones da música, James Brown, Robert Johnson e Paul Simon.

     - Luther é uma homenagem à Luther Perkins, guitarrista de Johnny Cash.

     - Robert "Bobby" McGee é menção escancarada a música "Me and Bobby McGee", gravada por diversos artistas, de Johnny Cash à Janis Joplin.

     - Natalie, homenageia Natalie Cole, cantora e filha de um dos maiores ícones do Jazz, Nat King Cole.

Trechos:

     Mais do que apenas nomes, certos trechos fazem inúmeras referências. Em um mero parágrafo, por exemplo, dois garotos expressam para o protagonista seus sonhos:

"– Quando eu crescer, quero ser que nem o LeeRoy era. Enorme. As mulheres me chamariam de “amante do topo das árvores”, e os homens, “chamariam de senhor”. – Diz ele rindo!

– Eu queria ser muito rápido. Em vez de ser que nem o LeeRoy, eu seria o Rápido Roy, correndo pelas ruas sujas. E seria um demônio nas pistas!"

A primeira frase refere-se a música "Bad, Bad Leeroy Brown", de Jim Croce (1973).

Assim como a segunda, menciona o mesmo cantor, porém a música é Rapid Roy (1972).

  • Facebook
  • Instagram

Siga Joke nas redes sociais!

© O MITHO por J.M.L JOKE. - Todos direitos reservados.

A obra e o site são dedicados em memória do Irmão, e eterno amigo Felipe Daniel Premaor(04/03/1988 ~ 16/07/2012)