

Conheça o Universo
MITHO
Muita coisa mudou desde os anos que antecederam a grande guerra. Após um período de mais de dois mil anos de escuridão, com a humanidade sobrevivendo em abrigos e submarinos, finalmente a Terra começou a se reestruturar.
Porém, com a nova estruturação geográfica baseada em arquipélagos, o que chamam de “continente” não é maior do que um antigo país da pré-guerra, portanto, nada poderia ser como antes.
O clima também foi muito afetado e modificado, e até mesmo a fertilidade do solo, após receber tantos químicos e radiação, não é a mesma.
- Agricultura e Pecuária:
Com espaços menores e a constante ameaça de predadores (como lobos mutantes que se tornaram maiores e mais agressivos), o gado é criado apenas por uma pequena casta mais rica, capaz de manter e proteger esses animais de “grande porte”. A principal criação e fonte de carne vermelha são os ovinos. Carneiros e cabras para abate e leite e ovelhas como fonte de lã para o vestuário. Mas a principal fonte de carne ainda vem das granjas, sendo os galináceos, tão comuns e numerosos quanto os habitantes das pequenas cidades.
A caça ainda é praticada, embora perigosa, pois a grande maioria dos animais se adaptou (os chamados mutantes) e até mesmo os cervos e javalis se tornaram maiores e mais hostis à presença humana, fazendo dos pequenos roedores o maior alvo de caças. Aves são muito raras. Obviamente, dada a situação geográfica, a principal fonte de proteína provem da pesca para 95% da população, visto que não existem cidades onde o mar não seja acessível.
Os principais vegetais cultivados são os tubérculos e as raízes. Batatas, rabanetes, cenoura, mandioca e o inhame são a fonte de alimento da maior parte da população. Por crescerem embaixo da terra, tem o plantio facilitado e maior proteção até contra efeitos climáticos.
O arroz também entra no mesmo caso dos nobres.
Por necessitar de irrigação, torna-se quase impossível para os
camponeses, nos seus espaços pequenos em ilhas, cultivarem
esse vegetal que se tornou uma “iguaria”, bem como o trigo e o
milho. Outros vegetais e frutas ainda são plantados, embora em
quantidades muito menores devido às questões já citadas. A fruta
mais comum e mais consumida é a laranja. E frutas silvestres,
quando encontradas, são muito valorizadas.

- Bebidas:
O vinho e a cerveja ale são bebidas exóticas e caríssimas, o vinho pela dificuldade do plantio da uva, e a cerveja ainda mais, considerando que além do plantio da cevada e lúpulo, necessita do processo de maltar e maior cuidado com a fermentação. O Hidromel, uma das bebidas de produção mais fácil no passado, se tornou quase extinto, visto que só as espécies de abelhas mais resistentes sobreviveram, sendo também as mais perigosas, o que tornou a apicultura quase impossível. De acordo com relatos, somente MITHOS conseguem produzir estas bebidas citadas, e muitos até ganham a vida com isso, fornecendo para os nobres.
A principal bebida consumida é chamada de “igo”,
normalmente feita com repolho e cascas de frutas
maceradas, gerando fermentação espontânea.
Há desde o igo mais simples bebido pelos camponeses,
como alguns mais elaborados, com especiarias e
até mesmo frutas silvestres, consumida pela nobreza.

- Economia:
Inicialmente, como em toda civilização, o sistema econômico girava em torno das trocas. É desconhecido quando ou como as moedas de pedra entalhada começaram a ser usadas. Mais tarde, foi com a influência do continente de Nova Camelot que as moedas de metal começaram a ser cunhadas, e foram batizadas de “lágrimas divinas”. Jack também introduziu sua moeda, cunhado-as com seu rosto, porém não houve distinção entre elas perante o povo. Normalmente uma moeda compra três laranjas ou vegetais pequenos. Dependendo da cidade, de duas a quatro moedas são suficiente para uma galinha, e de quinze a vinte para uma cabra. O ouro e as pedras preciosas não possuem nenhum valor para a população camponesa, apenas alguns poucos nobres se interessam, para adereços. Um diamante pode ser trocado ou vendido pelo valor de uma cabra, pois o último recurso é muito mais valioso para os camponeses do que meras “pedras”.
O recurso de maior valor e possuído apenas por Mithos ou lordes e nobres é o Sorak: um líquido de células virgens, trazido à terra há séculos por uma raça alienígena. É capaz de se adaptar e multiplicar praticamente qualquer coisa, e inclusive atuar como um soro de cura instantânea. Um galão desse “líquido milagroso” pode comprar hectares de terra, e alguns litros a mais podem comprar até mesmo um castelo. Mas sendo capaz até de salvar alguém da morte certa, para a maioria dos camponeses não passa de um mero sonho.
Sabe-se que com o devido equipamento, o Sorak é capaz de ser multiplicado, ainda que em um processo lento. Titânia e Nova Camelot são conhecidamente os maiores “produtores” do Sorak, embora muitos Mithos encontram muito desse líquido em locais inóspitos, como no fundo do mar, em navios afundados, e antigas bases militares escondidas ou já submersas. Em Nova Camelot, todo Sorak é controlado e a posse dele precisa ser registrada, e mesmo os camponeses ganham uma pequena quantidade mensal em troca de alimentos pagos como “taxa” ao “governo” da bem-organizada cidade.
Os metais mais resistentes e raros do planeta, o Trillium
e o Axillium, também são criados através do Sorak, em
uma técnica utilizando carvão mineral para o primeiro
e carvão vegetal para o segundo. Sendo o primeiro
praticamente indestrutível, e o segundo extremamente
leve e maleável e muito mais resistente que o metal comum.
São também objetos de grande valor de venda e muitas vezes
a disputa por uma arma desse material é motivo de confronto
entre MITHOS.

- Os “continentes” e cidades capitais:
Nova Camellot é a maior cidade-continente do planeta, e já foi a mais rica e bem estruturada, antes do genocídio causado pela Mandrágora. Atualmente ela está se reerguendo, porém numa versão muito mais bélica que outrora. Nova Europa, por estar praticamente centralizada no globo terrestre, é um dos principais pontos de tráfego das embarcações, tanto de humanos como de MITHOS. No entanto, existem outros continentes grandes e conhecidos comumente, como: Titânia, A ilha de ferro, Ilha de Razam, entre outras.
.png)